A muitos séculos há um "endeusamento" à escrita culta. É possível observar essa característica no Brasil desde o quinhentismo, passando pelo, Barroco, Realismo e Simbolismo. Mas a meu ver o essa característica é muito persistente no Parnasianismo.
O que eu chamo de Academês é o idioma da linguagem formal e rebuscada
utilizada em academias de ensino. A língua utilizada por acadêmicos para demonstrar a sua superioridade intelectual frente às pessoas que não formaram na academia. O mesmo que deixa um texto mais rico, mas
também afasta o leitor menos fluente.
Claro que é uma característica que persiste do quinhentismo até os dias atuais. Também não é novidade a busca por alguns pela simplicidade. Como perfeitamente descrito por Manuel Bandeira "Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.". Também ouvimos hoje nas academias o termo "temos que escrever um texto que até mesmo quem não entenda do assunto, compreenda a linguagem."
Ainda na semana de arte moderna de 1922 já havia esse clamor pela simplicidade, ilustrado pelo poema "Os sapos" de Manuel Bandeira criticando a forma do Parnasianismo.
Às vezes temos a falsa impressão que grandes intelectos necessitam estar ligados a uma formação acadêmica, ou a uma língua difícil (Academês), mas precisamos quebrar esse endeusamento a escrita chique e valorizar os gênios que temos na atualidade, até mesmo aqueles sem nenhuma formação acadêmica, com uma fala fácil, e devemos ter humildade para ouvi-los.
Oi, Thais!
ResponderExcluirGostei muito do texto. Me lembrou um livro que li e fiz um relatório no 1º semestre que cursei Letras. É o "Preconceito Linguístico", do Marcos Bagno. Conhece? Acho incrível.
Gostei do seu blog, vou acompanhar! =)
Pietra
eutemostro.com
Adorei a dica!! Olha que agora quero ler esse livro! Obrigada!
ExcluirParabéns pelo seu texto, gostei muito da sua escrita e identifiquei muito com o que você falou!
ResponderExcluirNossa, verdade! Quando pego um texto acadêmico e não consigo entender a primeira frase já ficou muito frustrada. As pessoas confundem muito riqueza de vocabulário com academicismo.
ResponderExcluirRefração Cultural
Oi Thaís
ResponderExcluirSeu texto me lembrou as aulas na faculdade de Letras!
Você entra achando que vai estudar a norma culta e tudo rebuscado e acaba descobrindo todo o processo linguístico!
Parabéns :)
emfluencianoingles.blogspot.com
Oi, Thais! Como vai?
ResponderExcluirAchei muito interessante o seu texto e o assunto abordado é bem diferente, por isso fiquei ainda mais interessada nas suas escritas.
Beijos
Tive essa discussão na aula ontem, sobre a escrita culta e a escrita moderna, os diferentes tipos na linguagem da literatura e porque muita gente, academicamente, tem preconceito com o novo e que vai se tornar o clássico de amanhã. Vou enviar seu texto para minha turma. Bjs
ResponderExcluirahhh!! Que lindo!! Obrigada! Eu amo falar de leituras e literaturas e um dia ainda vou cursar letras! Soh por prazer.. Bjo Mari! Obrigada!
ExcluirAchei muito interessante seu texto, nós devemos dar importância a todos os tipos de escrita, como comentado no texto devemos valorizar os gênios que temos na atualidade. Bjao
ResponderExcluirConcordo com tudo que você falou, temos a mania do Academês e acabamos não atingindo as pessoas da forma que gostaríamos. Sou a favor da linguagem simples, sincera e com emoção que cativa <3
ResponderExcluirOi,! Achei bem diferente seu texto dos que costumo ler e me cativou bastante o assunto, realmente temos que dar mais valor aos tipos de escrita. Adorei!
ResponderExcluirOi, Thais
ResponderExcluirGostei bastante da reflexão que seu texto propõe! Realmente não podemos nos prender apenas a um tipo de escrita.
Parabéns pelo blog.
Beijos
https://sobrecadamomento.blogspot.com
Parabéns pelo texto. Gostei principalmente do final onde diz que devemos apreciar gênios independente de ter ou não ter formação acadêmica ou uma fala considerada inteligente.
ResponderExcluirhttp://blogquinzeprasnove.blogspot.com.br
Ótimo tema levantado em seu texto. Vamos aprender que um bom texto não tem nada a ver com o uso de palavras complicadas, nem um diploma.
ResponderExcluirGostei do texto e do tema abordado, é um ótimo assunto para ser abordado. Hoje as pessoas são rotuladas de acordo com sua formação e isso é errado
ResponderExcluirParabéns pelo seu texto, e sinceramente tem um conteúdo ótimo e muito cativante.
ResponderExcluirOlá, Thais!
ResponderExcluirGostei bastante do seu texto, porque realmente, tem pessoas por aí que usam essa escrita mais "rebuscada" só pra se sentir superior aos outros que não usam, e isso não é legal.
Tem gente que com um jeito bem simples cativa bem mais <3
Muito bom o texto. Como eu sou da área do direito, vejo muitos textos rebuscados que não levam à lugar algum. Gosto muito do Cortella, acho ele um pensador fenomenal!
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Gostei muito do post. O tema que você escolheu foi perfeito e ficou ótimo. Parabéns .
ResponderExcluirMe parece que atualmente se crê não ser possível ter uma escrita culta sem ser rebuscada. Um texto rico em qualidade e informação pode demonstrar o conhecimento do escritor e ser compreensível a qualquer um que o leia. Ótimo texto. Gostei muito.
ResponderExcluirQue interessante seu blog não conhecia , também e um assunto bem diferente e e algo que é fora do meuu mundo
ResponderExcluirgostei do texto fez eu me interessa
Gostei muito do seu posicionamento, é o primeiro posto que vejo sobre e gostei mais ainda da frase da imagem! Parabéns!
ResponderExcluirCaracaaaa esse texto é mesmo inspirador! E muito real! Pois temos muitos doutores da vida, que não tme um diploma mas dão aula no quesito vivência e convivência! E realmente nem sempre falar "dificil" se faz entender! Melhor ser entendido e compreendido do que apenas lido! 👏👏👏
ResponderExcluirGostei de conhecer mais um pouco do assunto pois confesso que estou um pouco por fora de texto acadêmico bjus 😙
ResponderExcluirA sociedade precisa ler isso! Principalmente quem é vestibulando como eu, é bem comum esse pensamento de que a escrita culta não precisa ser tão díficil como é apresentada nos textos literários.. Adorei o texto! Parabens!
ResponderExcluirNossa que profundo! Amei sério, e como as pessoa do mundo de hoje só dar valor a quem tem formação, mais as vezes tem formação e não sabe se expressar. Amei parabéns. Sucesso
ResponderExcluirGostei muito do seu texto, ele é bem escrito!
ResponderExcluirNão conhecia seu blog, mas voltarei sempre :)
Beijo :*
Às vezes, o academês é tão exagerado que até quem está na academia tem dificuldade pra decifrar! Realmente é algo que deveríamos mudar.
ResponderExcluirLiteralize-se
Achei muito interessante o assunto. A leitura é muito importante para todos nós. Seja ela rebuscada ou não. Parabéns pelo texto. Bj
ResponderExcluirMuito verdadeiro tudo isso que vc falou!
ResponderExcluirMuitas pessoas acham que os unicos que podem nos ensinar algo são aqueles que possuem um diploma e que passaram quatro ou cinco anos em uma faculdade.Mais nao é nada disso pois a vivencia no mundo nos tornam verdadeiros proferssores da vida.
Essa imagem no final resumiu e frisou totalmente o que você disse.. Eu NÃO consigo entender um texto acadêmico.. A forma em que escrevem muitas vezes parece códigos que só eles entendem.. A linguagem e comunicação está pra todos e muitas vezes acaba por humilhar os que não têm tanto conhecimento..
ResponderExcluirAmei o seu texto, nunca havia entrado neste assunto mais achei bem ineteresante
ResponderExcluirAcabo de descobrir que sou "fluente" em acadamês, pelo menos em partes. Tenho uma certa mania em escrever corretamente e confesso que tenho uma certa agonia de quem não o faz.
ResponderExcluirÓtimo post, sucesso!
Esse cara é o cara viu?! Acompanho ele e todos os discursos ou palestras dele são surreais, o conhecimento dele é sem igual sobre tudo da vida...
ResponderExcluirAmei o texto!
Beijos,
Bela com batom
Nossa que texto incrível e que tema maravilhoso você trouxe para discussão porque nunca vi em outro blog. Você está de parabéns
ResponderExcluirAmei o texto, realmente temos que valorizar os genios que temos na atualidade, mesmo os que não tem formação academica.GosteI muito mesmoo!
ResponderExcluirAdorei o texto, realmente é isso que acontece atualmente, nunca tinha visto esse posicionamento em outros lugares e concordo com a abordagem.
ResponderExcluirQue belo texto Thais!!
ResponderExcluirInfelizmente aqui no Brasil, ainda tem esse preconceito quando uma pessoa não tem formação acadêmica, mas ganha muito mais que uma pessoa que tem. Eu penso que o mundo está aberto a oportunidade e competência e tem muita gente que nasce autodidata.
Gostei muito do texto. Concordo muito sobre a questão de que nem todos os intelectuais têm formação. Vejo diariamente textos em paredes da cidade que, claramente não são de pessoas formadas, mas que transmitem um conhecimento absurdo.
ResponderExcluirConcordo plenamente. O importante da língua é conseguir passar a mensagem e quando isso não é possível de que adianta a língua?
ResponderExcluirPreciso comentar que esse seu layout é uma tortura, estou aqui com tanta vontade de comer esse bolo/torta da foto. Caramba, hahah
Beijo!
Sorriso Espontâneo
Eu trabalho com ebooks de universidades à distância e sei bem quando fala sobre a simplicidade. Acho que aura da academia não chega nem perto daquilo que faz com que os alunos entendam uma matéria, por exemplo. Eu leio texto absurdos que não fazem sentido algum, mesmo que para alguém da área. "De que adianta a língua se não para ser entendida?". É por isso que vivo batendo na tecla da simplicidade. Tudo é muito mais claro quando somos diretos rs.
ResponderExcluirConcordo com o que colocou em seu texto. Existe o endeusamento da escrita rebuscada, mas percebo que a tendência é que isso venha se reduzindo ao passar do tempo. Acho que o mais importante é manter a escrita limpa e sem erros, com a gramática correta e por aí vai. Parabéns pelo blog. Sucesso
ResponderExcluirGostei bastante do seu texto e acho que há muitas verdades presentes. É certo porém, que devemos fazer o uso da linguagem culta quando necessário, mas tem hora e lugar para isso. Preso também pela linguagem simples, de fácil entendimento, entretanto, sem exageros, não suporto ler um texto que não respeita o mínimo de gramática e abusa de gírias. Claro que também tem hora e lugar para informalidades. Amei o post, beijão!
ResponderExcluirhttp://missdiva.com.br/
Super concordo com seu texto! Prefiro uma escrita simples e correta do que algo endeusado e errôneo.
ResponderExcluirNossa, eu vivo sempre num impasse em relação a isso lá na faculdade. Eu prefiro uma escrita simples e direta, mas as vezes querem exigir demais da gente, coisas que as vezes pra mim não vale a pena e até desvalorizam o texto. Adorei o seu post e me identifiquei bastante!
ResponderExcluirsorria sempre :)
www.malusilva.com.br
Gostei muito do seu texto, principalmente porque me lembrou das aulas de literatura e do que outro professor de história dizia. Também concordo que, às vezes, algo simples é melhor que algo rebuscado e tal, mas sempre com a gramática correta.
ResponderExcluirBeijos :*
Tema muito interessante. Muito ruim quando nos interessamos por um tema e não conseguimos nos aproximar porque oa textos são rebuscados demais... Tem ar se pedantismo e dá preguiça.
ResponderExcluirEspero que aos poucos isso siga mudando.
Que interessante, meu namorado é muito antenado com essas coisas! Vou mostrar a ele e ver o que ele acha :) parabéns!!
ResponderExcluir